Você é capaz, e você pode.
Sete Dicas para Você Criar suas Metas
Quando queremos muito um objetivo ou um sonho em nossa vida, precisamos transformá-lo em meta. E o que é uma meta? É um sonho com uma data. Só que não basta apenas pegar o seu sonho e colocar uma data. São precisos mais ingredientes para que a sua meta nasça corretamente. Para você se certificar de que a sua meta está bem formulada, existem perguntas e dicas que servem como uma espécie de auditoria para ajudar você. Sendo assim, seguem abaixo as dicas para você criar suas metas:
[1] Positivas
Suas metas precisam estar declaradas de forma positiva. Coisas como “não quero mais me estressar”, “não quero mais ter problemas financeiros”, “não quero mais ficar sem vender” não funcionam. Não funcionam porque o cérebro não conhece a palavra não. Quer uma prova? Não pense num elefante vermelho agora. Faça força para não pensar num elefante vermelho e me diga, no que você está pensando? Num elefante vermelho, certo? Pois é, quando você diz o que não quer, você traz para o cérebro mais imagens daquilo de que você não quer! Surpreendente, não? E daí, adivinha só? Seu foco continua naquilo que você não quer.
[2] Específicas
Suas metas devem dizer o que especificamente você quer, quanto você quer e quando você quer. Seu cérebro é um computador, e como tal, precisa ser programado. Se você disser que você quer mais felicidade na sua vida, garanto que provavelmente o seu cérebro não vai saber exatamente o que entregar a você. Da mesma forma, se você disser que quer mais dinheiro, ele também não sabe a quantia exata, nem quando te entregar. Ele pode fazer com que você consiga 1% a mais de dinheiro no banco e, convenhamos, acho que você quer mais, certo? Portanto, seja específico, inclusive com a data. Algumas pessoas falam que desejam algo logo. Pergunta: o cérebro sabe quando é logo? Não! Diga qual a data específica. Dia, mês e ano.
[3] Por quê?
Por que você quer o que quer? Quais dos seus valores serão atendidos pela conquista da meta? O que você vai sentir quando atingir estas metas? Escreva os motivos. Quanto mais motivos melhor. Os motivos são o combustível das suas metas. São como um fertilizante para o sucesso. Quando você se torna consciente dos seus motivos, você está explicando para o seu cérebro qual o sentimento que está envolvido no atingimento daquilo que você deseja. E o cérebro se motiva com emoção, sentimento, não com razão.
[4] Responsabilidade
Você é o responsável pelo início e manutenção da busca por suas metas? Você precisa estar certo disso. Quando estiver escrevendo a sua meta, se pergunte isso. Se na sua cabeça, para que você atinja a meta, outra pessoa deve iniciar o trabalho, o primeiro passo, você está com problemas. Da mesma forma, se na sua cabeça, outra pessoa é a responsável por manter o bonde das suas metas nos trilhos, você também está com problemas. Para que você tenha uma meta bem formulada, sua crença deve ser de que o início e a manutenção da busca pela meta estão sob sua responsabilidade. Cheque isso.
[5] Impacto sobre os Outros
O fato de você atingir sua meta ou iniciar o trabalho para buscá-las, prejudica outras pessoas? Prejudica alguém? Você se sente prejudicado de alguma forma por iniciar a jornada da busca de suas metas? Se você sentir que alguém ou algo pode ser prejudicado por suas metas, cuidado. Isto é sinal de que você pode se ter um sabotador, um freio interno que segura a sua energia para ir no sentido do que você deseja. Se você sentir este freio, pergunte-se se está disposto a quebrar estes ovos para fazer a omelete, ou seja, atingir a sua meta. Se a resposta for não, mude a sua meta ou mude a sua crença. Seu sistema vai sabotar você se você achar que pode se prejudicar ou prejudicar alguém pelo fato de estar buscando as suas metas.
[6] Você merece?
Você acha que merece alcançar a meta? Este é um sabotador importante que poucas pessoas dão atenção. Às vezes queremos muito uma coisa mas, lá no fundo, não nos achamos merecedores. Este é um ponto importantíssimo. Se você achar que não se sente merecedor, você tem 2 alternativas: ou muda a meta para uma que você se sinta merecedor (o que eu não recomendo), ou muda a sua crença para que você se julgue merecedor do resultado que a meta vai te trazer. Esta é a opção que eu recomendo fortemente a você. Nascemos para ser, fazer e ter tudo que quisermos. Você merece tudo o que deseja, desde que isso não impacte negativamente outras pessoas ou sistemas.
[7] Escreva
Por fim, mas não menos importante, coloque suas metas no papel ou no computador. Já falamos sobre isso também. O fato que colocar no papel ou num computador é o primeiro passo para você começar a materializar o que deseja. Muitas coisas importantes da sua vida são formalizadas e colocadas no papel: certidão de nascimento, de casamento, escritura, contrato de financiamento etc. Por que não formalizar as suas metas também?
Estas dicas garantem que você atinja as suas metas? Não, mais aumentam muito a possibilidade de você atingi-las. Seu comportamento muda a partir da definição de uma meta com as dicas anteriores.
E lembre-se: coloque as dicas em prática. Conhecimento sem ação não traz nenhum benefício. Você muda quando age.
Pense nisso.
Abraço, felicidade e sucesso para você!